Vai e faze a mesma coisa

  

15º Domingo do Tempo Comum
Dt 30,10-14
Sl 18B
Cl 1,15-20
Lc 10,25-37

 

            Um mestre da Lei faz uma pergunta a Jesus: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” (Lc 10,25). Não é uma pergunta ingênua. Ela é feita para colocar Jesus em dificuldade. Mas, na verdade, ela representa também um desejo de todo ser humano: que devo fazer para ser feliz, para ser plenamente realizado?

            É comum entre nós, seres humanos pecadores, colocarmos nossas expectativas nas coisas passageiras deste mundo. Há tantos que acreditam que a felicidade está no poder, no prestígio social, nas riquezas... Possivelmente aquele mestre da Lei pensava o mesmo: colocando-se como superior aos demais, julgava-se mais próximo da salvação e da felicidade eterna, como se a lógica de Deus fosse a mesma deste mundo.

            Jesus conta para aquele homem uma de suas mais conhecidas e belas parábolas: a do Bom Samaritano. Um homem está caído no chão, após ter sido assaltado e espancado. Homens de prestígio (levita, sacerdote) passam diante dele... Mas seguem caminho, sem ajudá-lo! “Mas um samaritano que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas” (10,33-34). A conclusão é fácil até mesmo para aquele que tentava colocar Jesus em dificuldade: um samaritano, alguém que não tinha nenhum prestígio aos olhos da sociedade judaica, ele sim cumpriu com sua missão e está mais próximo da felicidade prometida.

            Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo. É um mandamento claro e acessível a todos. “Esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir” (Dt 30,14). Na humildade de nosso serviço diário procuremos ser fieis ao projeto que Deus tem para nós. Mas jamais confundamos as honras passageiras deste mundo com a verdadeira felicidade, que só Deus mesmo pode nos conceder.

 

* Para meditar as leituras deste 15º Domingo do Tempo Comum, acesse: Arquidiocese de Mariana.

Comentários

  1. Devemos amar a Deus acima de todas as coisas,e ao próximo não importa quem seje.referente a cor, religião ,rico pobre não importa quem seje, somos todos irmãos devemos amar, respeitar e fazer o q jesus fazia,amar como a si mesmo . Deus acima de tudo e acima de todos
    Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário