Tu és Pedro

 

São Pedro e São Paulo:
At 12,1-11
Sl 33
2Tm 4,6-8.17-18
Mt 6,13-19

 

            A solenidade de São Pedro e São Paulo pode ser para nós uma oportunidade de meditarmos uma vez mais sobre um assunto muito importante: VOCAÇÃO. A vocação de Pedro e Paulo, grandes colunas da Igreja, é um retrato fiel do chamado que Deus faz a cada um de nós.

            Primeiramente, devemos reconhecer que Deus não escolhe pessoas perfeitas, acabadas. Um grande erro é olharmos para os santos pensando que eles são “super-homens”, distantes de nossa humanidade. Pedro e Paulo nos mostram claramente isto: um pescador, sem muita instrução e bastante impulsivo em seu modo de agir; um fariseu extremamente apegado à lei judaica, feroz perseguidor contra o cristianismo nascente. É a eles, com suas próprias características e personalidades, que Deus chama para uma história nova!

            E aqui está uma segunda reflexão. Deus transforma a vida daqueles que ele escolhe e que lhe dão seu sim. É a mudança da água para o vinho – é aquele deixar para trás o que até então se tinha como prioridade para consumir a vida pelo Senhor, indo por onde jamais imaginaríamos um dia andar. “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mt 16,17-18).

            É uma missão grandiosa! Aquele que é chamado a uma vocação sabe bem que com suas próprias forças não pode ir muito longe... É por isso que todo vocacionado deve saber também que, assim como Deus o chamou e transformou sua vida, não o deixará sozinho nesta missão, mas continuará guiando seus passos, com Sua providência. “O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva” (Sl 33,8). “Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão” (2Tm 4,17).

            Neste dia, toda a Igreja reza pela missão do Papa Leão XIV, sucessor do apóstolo São Pedro. Rezemos também pedindo a estes dois apóstolos a graça de seguirmos, como eles, os passos de Jesus, respondendo bem à nossa vocação!

 

* Para meditar as leituras desta solenidade de São Pedro e São Paulo, acesse: Arquidiocese de Mariana.

 

* Neste Domingo, acontece a coleta do Óbolo de São Pedro. Para conhecer mais e ajudar, acesse: VaticanNews.

Comentários

  1. Amém,sem Deus não teremos forças,só ele para almentar nossa fé como a igreja construída sobre a pedra.adoro está reflexão foi feita em minha celebração de 25 anos casados

    ResponderExcluir

Postar um comentário