E foi levado para o céu


Ascensão do Senhor:
At 1,1-11
Sl 46
Ef 1,17-23
Lc 24,46-53

 

            Segundo São Lucas, após sua Ressurreição, Jesus apareceu por quarenta dias aos seus apóstolos, instruindo-os sobre o Reino de Deus (cf. At 1,3). Após isso, “levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu” (Lc 24,51). É isto o que celebramos hoje. Estamos há quarenta dias da celebração da Páscoa. Contemplamos, com os Apóstolos, o Cristo que sobe ao céu e senta-se à direita do Pai, “de onde há de vir, para julgar os vivos e os mortos”.

            A celebração de hoje nos convida a dois olhares: um para o céu – outro para a terra.

            O primeiro olhar é para o céu. “Depois de dizer isso, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia” (At 1,9.10). Por que olhar para o céu? Porque lá está Nosso Senhor. É Ele a nossa esperança, nossa segurança. Ao subir ao céu, Jesus nos dá a conhecer “qual a esperança que o seu chamamento nos dá, qual a riqueza da glória que está na nossa herança com os santos” (cf. Ef 1,18). Diante das dificuldades da vida diária, Cristo é nosso amparo seguro, porque, no céu, não está distante de nós, mas continua a nos abençoar: enquanto subia ao céu, Jesus abençoava os discípulos... Seria estéril uma vida cristã sem a oração e a contemplação das realidades celestes...

            O segundo olhar é para a terra. “Apareceram então dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: <Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu>” (At 1,10-11). Nos primeiros séculos do cristianismo, alguns cristãos pensavam que Jesus voltaria brevemente e começaram a cruzar os braços: não trabalhavam, não se envolviam com os problemas de sua sociedade – só sabiam esperar a volta de Cristo. Este é um grave erro! Não podemos ficar parados olhando para o céu. É preciso nos dedicarmos a fazer com que a experiência da Páscoa do Senhor transforme o mundo em que vivemos, para que Cristo seja cada vez mais conhecido e amado por todos.

            Preparando-nos para Pentecostes, peçamos que o Espírito Santo transforme nossos corações e abençoe nossa Igreja! Na contemplação e na ação, sigamos os passos de Jesus...

 

* Para meditar as leituras desta solenidade da Ascensão do Senhor, acesse: Canção Nova.

 

* Este Domingo é o 59ª Dia Mundial das Comunicações Sociais. Para ler a mensagem do saudoso Papa Francisco para este dia, acesse: Vatican.

Comentários