Jesus caminhava à frente dos discípulos


  

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor:
Lc 19,28-40
Is 50,4-7
Sl 21
Fl 2,6-11
Lc 22,14-23,56

 

            A celebração do Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, momento central em nossa caminhada cristã rumo à Páscoa do Senhor. Neste Ano C da Liturgia, começamos a Santa Missa escutando o relato de Lucas da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Lucas traz um detalhe a mais que os outros evangelistas: “Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém” (19,28).

            Esta celebração é simbólica: hoje queremos entrar com Jesus na Semana Santa. Ele vai à nossa frente, indicando o caminho. Tudo o que Jesus experimentará, é o que também nós desejamos experimentar em nosso caminho.

1. A obediência. O Domingo de Ramos nos mostra o Cristo totalmente disponível à vontade do Pai. “Encontrado com aspecto humano, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,7-8). “Meu Pai, se é possível, afaste-se de mim este cálice. Contudo, não seja feito como eu quero, mas sim como tu queres” (Lc 26,39). Tenho sido obediente a Deus? Tenho meditado sobre sua vontade e a colocado acima de meus projetos pessoais?

2. O amor. Na Quinta-feira Santa, na Missa da Ceia do Senhor, viveremos o gesto tão simbólico do lava-pés. O amor de Cristo, derramado em nossos corações, deve nos impelir ao amor-serviço para com nossos irmãos. “Eu vos dou novo preceito, deixo, ao partir, nova lei: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (cf. Jo 13,34). Como andam meus relacionamentos? Tenho amado meu próximo?

3. O sofrimento. Na Sexta-feira da Paixão, contemplaremos que o cumprimento integral da missão comporta sofrimentos, rejeição e até mesmo a morte. Deus assumiu tudo isto em seu Filho Jesus! “Tudo está consumado” (Jo 19,30). Como tenho lidado com o sofrimento em minha vida? Mantenho-me firme diante das dificuldades?

4. A glória. Por fim, o Sábado de Aleluia. O Senhor ressuscitou! “Por que estais procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui. Ressuscitou!” (Lc 24,5). A vida venceu a morte, há esperança para o mundo, para a humanidade. Em quê (ou em quem) eu coloco a minha segurança?

            Vamos com Jesus a Jerusalém! Deixemos que Ele transforme nossas vidas nesta Semana Santa...

 

* Para meditar as leituras deste Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, acesse: Arquidiocese de Mariana.


* Neste final de semana, participe do gesto concreto da Coleta da Campanha da Fraternidade 2025! Para saber mais, acesse: CNBB.

Comentários