Jesus também recebeu o batismo

  

Batismo do Senhor:
Is 42,1-4.6-7
Sl 28
At 10,34-38
Lc 3,15-16.21-22

 

            A festa do Batismo do Senhor marca o encerramento do Tempo do Natal e o início do Tempo Comum. Celebrarmos o dia em que Jesus foi batizado por João é uma oportunidade para meditarmos também sobre o nosso batismo, sobre os compromissos advindos daquele dia especial.

            Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: <Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer>” (Lc 3,21-22).

No batismo, Jesus mostra os dois “amores” que ocupam lugar em seu coração: o Pai e nós, seus irmãos. Sua estreita ligação com Deus se manifesta pela vida de oração. Lucas é o único dos evangelistas a acentuar este aspecto: no momento do batismo, Jesus rezava. Esta estreita ligação com o Pai através do Espírito é notada por todos os que ali estão: do céu desce o Espírito Santo em forma de pomba e a voz do Pai: tu és o meu Filho amado...

- Eu, cristão batizado, tenho tido intimidade com Deus pela vida de oração? Tenho colocado a oração como uma prioridade em minha vida?

 

O segundo amor presente no Coração de Cristo somos nós, seu povo. O fato de Jesus ter ido se batizar já mostra isso. O batismo feito por João era um batismo de conversão; ora, Jesus não precisava de conversão – Ele é todo Santo! Mas ainda assim Ele quis fazê-lo, em solidariedade a nós, para nos mostrar o caminho. Este amor-solidariedade foi anunciado pelo profeta Isaías. “Eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, para abrires os olhos aos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas” (42,6-7).  Foi precisamente o que o Senhor fez, como lembra São Pedro: “como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele” (At 10,38).

- Eu tenho correspondido à minha missão de ser luz neste mundo, a exemplo de Jesus? Como tem sido meu jeito de ser, minhas atitudes com meu próximo?

 

* Para meditar as leituras desta festa do Batismo do Senhor, acesse: Arquidiocese de Mariana.

Comentários