Encontraste graça diante de Deus


Imaculada Conceição de Maria:
Gn 3,9-15.20
Sl 97
Ef 1,3-6.11-12
Lc 1,26-38

 

            A solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora nos permite meditar sobre as maravilhas que Deus fez em favor de uma mulher da pequena aldeia de Nazaré: Maria. Por mistérios do amor de Deus, esta pobre mulher foi escolhida para ser mãe do Verbo encarnado, do salvador da humanidade – mistério do Natal, para o qual nos preparamos neste tempo do Advento.

            Contudo, para gerar o Cristo de Deus, Maria precisou ser preservada do pecado original, isto é, o pecado originado na primeira transgressão, quando livremente o ser humano afastou-se de sua comunhão com o Criador (cf. Gn 3). Santidade e pecado são opostos, como água e óleo, não se misturam. Deus é todo Santo. Como poderia Ele assumir a condição humana para nos salvar, habitando num corpo marcado pelo pecado? É então que amadurece aos poucos a consciência cristã da festa que celebramos: para gerar o salvador e em vistas de nossa salvação, Maria foi preservada do pecado original.

            É por isso que o anjo lhe diz: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28). “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (1,30). E Maria, com humildade, assentiu com todo o seu ser: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segunda a tua palavra!” (1,38).

            Que maravilhas Deus tem feito em nosso favor! Que obras grandiosas o Senhor pode fazer na vida daqueles que se abrem à sua ação, à sua graça: “Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!” (Sl 97).

            A nossa vocação é muito parecida com a de Maria: gerar Cristo ao mundo. Para isto, precisamos abrir nossos corações à ação de Deus, precisamos ser purificados por sua graça. Pecado e Jesus não combinam... Para anunciá-lo com a vida, preciso deixar aquilo que afasta o Senhor de mim, contando sempre com o auxílio do Espírito Santo, que é quem faz tudo.

            Além de intercessora, temos em Maria um exemplo de que este caminho é possível.

 

* Para meditar as leituras desta solenidade da Imaculada Conceição de Maria, acesse: Arquidiocese de Mariana.

Comentários

  1. Ave Maria cheia de graça, e pura de coração,intercede por nós mãe imaculada Amém

    ResponderExcluir

Postar um comentário