E seguia Jesus pelo caminho

  

30º Domingo do Tempo Comum:
Jr 31,7-9
Sl 125
Hb 5,1-6
Mc 10,46-52

 

            O trecho do evangelho da cura do cego Bartimeu é um retrato da existência humana. Cegos, somente visitados por Deus podemos recuperar a vista e sermos renovados em nossa existência, para podermos seguir nosso caminho na presença do Senhor. Mas este trecho pode também ser para nós uma bela imagem da Eucaristia, a Santa Missa que celebramos com frequência e que, na correria de nosso tempo, deixamos de meditar sobre seu significado.

            A Missa é composta por quatro partes: Ritos iniciais – Liturgia da Palavra – Liturgia Eucarística – Ritos finais.

            RITOS INICIAIS. “O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho” (Mc 10,46). Também nós, ao irmos à Missa, nos sentamos no caminho, precisamos de tempo para nos recompor e seguirmos caminhando. “Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: <Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!> (10,47). No início da Missa, pedimos piedade ao Senhor: Kyrie eleison! Sabemos de nossa pequenez, nosso pecado – só Deus é quem nos pode salvar, acolher! E Ele o faz, em sua grande misericórdia: “Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces” (Jr 31,9). Glória a Deus nas alturas...

            LITURGIA DA PALAVRA. “Então Jesus parou e disse: <Chamai-o>” (Mc 10,49). Quando escutamos a Palavra, é o próprio Cristo quem nos fala, pois Ele é a Palavra que sai da boca do Pai: a Palavra se fez carne e habitou entre nós... Esta Palavra, meditada a cada Santa Missa, nos instrui e renova, mostra em que devemos melhorar, nos dá forças neste propósito.

            LITURGIA EUCARÍSTICA. “O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus” (10,50). Instruídos por Cristo, vamos até Ele e nos alimentamos de seu próprio Corpo e Sangue na Comunhão. Este alimento nos sustenta e revigora, nos transforma por dentro, nos cura. “Jesus disse: <Vai, a tua fé te curou>” (10,52).

            RITOS FINAIS. “No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho” (10,52). Após sermos acolhidos pelo Senhor, instruídos por sua Palavra e alimentados por seu Corpo e Sangue, somos enviados ao mundo, para seguirmos renovados, sendo instrumentos desta salvação para aqueles com quem nos encontrarmos neste belo caminho. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe!

 

* Para meditar as leituras deste 30º Domingo do Tempo Comum, acesse: Arquidiocese de Mariana.

Comentários

  1. Magnífica reflexão sobre a Santa Missa

    ResponderExcluir
  2. Belissima e inspiradora reflexão sobre a Santa Missa!

    ResponderExcluir
  3. Senhor, não nos permita permanecer em nossa cegueira, essa mundanidade, comodidade ou coração fechado que nos impede de ver.

    ResponderExcluir
  4. Senhor, tire-nos da cegueira espiritual como fez com o cego, filho de Timeu!!! Faça-nos enxergar o caminho, a verdade é a vida!!!!

    ResponderExcluir
  5. Cego nem sempre é aquele q não tem visão, mais sim aquele q não quer enxergar realidade do mundo,a palavra de Deus, nos abre os olhos e ajuda -nos
    caminhar .

    ResponderExcluir

Postar um comentário