Encontraste graça diante de Deus


Imaculada Conceição de Nossa Senhora:
Gn 3,9-15.20
Sl 97
Ef 1,3-6.11-12
Lc 1,26-38

 

            Deus tem um projeto de vida e salvação para o mundo que Ele criou. Tudo o que existe é fruto de seu infinito amor, de forma especial o ser humano, criado à Sua imagem e semelhança. A história deste amor entre Deus e a humanidade nos faz acreditar que o projeto de Deus “conduz tudo conforme a decisão de sua vontade” (Ef 1,11), para que o ser humano encontre a vida plena junto do Criador, colocando toda a sua esperança em Cristo.

            Nesta história contada por Deus, Maria tem um papel importantíssimo, quase que de protagonista. A fim de resgatar a humanidade caída pelo pecado dos primeiros pais, Deus enviará seu próprio Filho ao mundo. O Verbo divino se tornará homem e habitará entre nós: é Jesus Cristo, nosso Salvador. É em vistas da vinda de seu Filho para salvar a humanidade que Deus prepara para acolhê-lo uma Mãe intacta, preservada do pecado original. Se depois do pecado de Adão e Eva todos os seres humanos foram gerados no pecado original, Maria foge desta regra, pois, de acordo com as próprias palavras do anjo Gabriel, ela é a cheia de graça: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus” (Lc 1,28.30). É nisto que a comunidade dos cristãos acredita, desde tempos remotos, ao meditar sobre o mistério da Imaculada Conceição.

            Neste sentido, celebrar a Imaculada Conceição de Maria é uma oportunidade para louvarmos a Deus que faz maravilhas na vida de seus servos: “Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios” (Sl 97,1). Deus fez coisas admiráveis na vida de sua serva Maria. Mas nada aconteceu por acaso. Havia sempre um objetivo por trás de tudo: fazer seu Filho vir ao mundo para que nos tornássemos “seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo” (Ef 1,5). Como foi com Maria, Deus tem também um objetivo (vocação) para cada um de nós! Como Maria, devemos responder “sim” a ele, contribuindo para que esta história de amor entre Deus e a humanidade continue atingindo a vida de muitas pessoas.

A fim de dar-nos seu Filho como nosso redentor, Deus acabou por nos dar também uma Mãe: Maria, a nova Eva, “mãe de todos os viventes” (Gn 3,20). Inspiremo-nos nela e contemos sempre com sua materna proteção e estímulo, para perseverarmos no caminho de Jesus. “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós”!

 

* Para meditar as leituras desta solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, acesse: Arquidiocese de Mariana.

 

* Para conhecer a bela história da declaração do Dogma da Imaculada Conceição, acesse: Academia Marial de Aparecida.

Comentários