Num único Espírito

  

Leituras:
At 2,1-11
Sl 103
1Cor 12,3b-7.12-13
Jo 20,19-23

 

            A celebração deste Domingo, que encerra o tempo da Páscoa, coloca no centro da reflexão a terceira pessoa da Santíssima Trindade: o Espírito Santo. A liturgia recorda o evento da reunião dos discípulos de Jesus, cinquenta dias após a Ressurreição, no mesmo dia em que os judeus celebravam a festa de Pentecostes. Vindo do céu um forte barulho de ventania e pousando sobre eles como que línguas de fogo, “todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava” (At 2,4).

            Existindo desde sempre, com o Pai e o Filho, o Espírito Santo é chamado no Credo niceno-constantinopolitano (do século IV) de “Senhor que dá a vida”. De fato, é pela ação do Espírito que tudo acontece na criação do mundo, na história da salvação e na vida da Igreja.

“O sopro do Espírito:

vem sobre Adão, na criação, e Ele se torna um ‘ser vivo’,

vem sobre a Virgem, na Encarnação, e nela ganha vida o Redentor,

vem sobre Jesus, na Ressurreição, e o torna um ‘Espírito que dá a vida’,

vem sobre os apóstolos em Pentecostes, e nasce a Igreja,

vem sobre a água no Batismo, e o homem renasce para nova vida,

vem sobre o pão e o vinho, na Eucaristia, e eles se transformam no Corpo e no Sangue de Cristo,

vem sobre  nós, no fim dos tempos, e ‘dará vida aos nossos corpos mortais’”. (R. Cantalamessa)

           É este mesmo Espírito que, segundo o evangelista João, Jesus comunica a cada um de seus discípulos, soprando sobre eles e enviando-os ao mundo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (20,21). Sendo ungidos “num único Espírito para formarmos um único corpo” (1Cor 12,13), a missão dos cristãos, sob o impulso do Espírito, é continuar no mundo a ação de Jesus: serem sinais da paz – “A paz esteja convosco” (Jo 20,19); e do perdão – “a quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados” (Jo 20,23).

            Há tantas formas de exercermos esta unção no mundo! Nos últimos dias, celebramos a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC): é momento de rezarmos e nos empenharmos pela unidade dos discípulos de Jesus. Neste ano, a reflexão da SOUC está voltada para a triste realidade do pecado do racismo, tão presente em nossa sociedade: o Espírito nos envia a sermos promotores da igualdade e do respeito. Celebramos também a Semana Laudato Si’: ungidos pelo Espírito Criador, nos comprometemos a amar e cuidar de todo o mundo criado.

 

* Para meditar as leituras da Solenidade de Pentecostes, acesse: Arquidiocese de Mariana.

 

* Para conhecer um pouco mais sobre a Semana de Oração pela Unidade Cristã, acesse: CNBB.

 

* Para conhecer um pouco mais sobre a Semana Laudato Si’, acesse: Vatican News.

Comentários