Convertei-vos... Segui-me...


 

Leituras:
Is 8,23b-9,3
Sl 26
1Cor 1,10-13.17
Mt 4,12-23

 

            A liturgia deste 3º Domingo do Tempo Comum é marcada pela leitura que o evangelista Mateus faz do ministério de Jesus em sua região, a Galileia: “o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz” (Mt 4,16; cf. Is 9,1). É um bom versículo para iniciar a narração dos feitos do Cristo entre seus conterrâneos, palavras que tentam resumir o significado da vida pública e da pessoa de Jesus: luz do mundo, que dissipa as trevas da morte.

            O evangelho proclamado neste Domingo, a partir das duas frases ditas por Jesus, mostra dois aspectos importantes e inseparáveis desta sua ação iluminadora: o convite à conversão e o chamado, a vocação.

            “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (4,17): A primeira forma de Deus iluminar a vida do ser humano que vive nas trevas é convidando-o à conversão. Por conversão, devemos compreender esta atitude interior de mudança de caminho, de revisão de vida, que faz com que o discípulo busque assemelhar-se mais plenamente à vontade de seu Mestre, vivendo como Ele mesmo viveu, deixando o pecado para trás. A conversão, antes de qualquer coisa, é uma iniciativa de Deus mesmo, é pura graça, à qual devemos corresponder com confiança e dedicação.

            “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” (4,19): Totalmente associada ao processo de conversão está a resposta ao nosso chamado, à nossa vocação. Todos somos chamados a algo pelo Senhor, numa Igreja tão rica em ministérios e carismas diferentes, mas também tão necessitada de trabalhadores em suas mais diversas frentes. Podemos dizer, amparados pela Palavra de Deus, que toda conversão é em vistas de uma vocação; e podemos também afirmar que só se responde bem a uma vocação quando não se deixa jamais de ter em mente o desejo de conversão, de encontro com Deus. É por isso que se diz acertadamente: “vocação acertada, futuro feliz”. Aquele que se encontra vocacionalmente tem muitos elementos para viver aquilo que Deus quer de cada um de nós: a santidade.

            Providencialmente, estamos vivendo o 3º Ano Vocacional do Brasil, que tem como tema: “Vocação: graça e missão”. Que nossa oração neste Domingo seja marcada por este desejo profundo de nos encontrarmos com Deus e assumirmos a missão que Ele tem para nós.  


Para conhecer melhor sobre o Ano Vocacional, acesse: Ano Vocacional do Brasil - CNBB.

Comentários